Palácio Boa Vista é opção de passeio cultural em Campos do Jordão



Para aproveitar as baixas temperaturas, o Festival de Inverno de Campos do Jordão traz diversas atrações. Na Praça do Capivari, a Orquestra Jazz Sinfônica e a Sinfônica de Santo André se apresentam neste sábado (9). 

No domingo (10), é a vez da Sinfônica Jovem do Estado e a do Conservatório de Tatuí. Mas as atrações na cidade não ficam restritas à musica. Outra opção é visitar o Palácio Bom Vista, a residência oficial de inverno do governador, que abre as portas para os turistas. 

Por fora o palácio é clássico, e segue o estilo dos castelos europeus. Mas, por dentro, pelo menos neste mês de julho, o local ganhou ares mais modernistas, e as obras do acervo que fazem parte desse período estão em destaque. 

Logo na sala de entrada, peças de Tarsila do Amaral, obras de Anita Malfatti, esculturas de Vitor Brecheret e uma homenagem ao trabalho de Vicente do Rego Monteiro. 

A curadora do museu, Ana Cristina Carvalho explica que
esse artista pernambucano retratou a realidade do Brasil e figuras femininas, além de características da época. “Essa obra, a maternidade, de Vicente do Rego, ela sintetiza todo o debate da época, as inquietações dos modernistas, estéticas, uma crítica a sociedade da época, a integração das culturas, a nossa identidade nacional, a busca das raízes”. 


Confira a programação completa do Festival de Inverno

E quem passou pelo local pela primeira vez gostou do que encontrou. “É uma experiência bem diferente, você tem contato com as obras geralmente pelos livros, estar aqui é bem mais interessante”, afirma a arquiteta Talita Bololli. 

O grande diferencial do Palácio Boa Vista é que quando as obras de arte foram adquiridas, a idéia já era que elas fossem expostas ao público. Por isso, esse é uma residência-museu que convida as pessoas a passear pela intimidade de uma das casas do governador, que no caso, é a residência de inverno. “É interessante ver essa parte ligada a cultura, a história e com a própria política”, comenta o turista Matheus Sampaio. 

Credito: Reprodução / Rede VanguardaEm 1970, no salão nobre do palácio, foi realizado o primeiro concerto de inverno. Atualmente, o festival já está na 42ª edição e chama a atenção dos turistas, como confirma Maria Rosane Daluzi. “Adorei, não conhecia e realmente foi surpreendente. Conhecer as obras que eu não tinha ideia,adoro lustres, os lustres me chamaram muita atenção”. “É muito bom, é uma visita muito educativa”, diz o engenheiro José Luiz Perúcio. 

O palácio boa vista fica na Avenida Ademar de Barros, 3001. Funciona de quarta à domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Os ingressos custam R$ 5,00 e o agendamento é feito pelo telefone (12) 3668-9700.


Via: Vnews

Comentários

Postagens mais visitadas