Jordanense é o primeiro bolsista do Festival de Inverno em 42 anos

O jovem foi um dos selecionados entre mais de 600 inscritos do Brasil e de outros países
Credito: Reprodução / Rede VanguardaEntre os alunos bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão, há uma novidade muito bem vinda este ano. Pela primeira vez, um jordanense foi selecionado para participar das aulas, um orgulho para os pais e para a cidade.

São horas de ensaios e repetições até chegar à perfeição exigida pelo professor. Mas Rafael Bonifácio não reclama. O sonho dele era estudar música erudita entre os melhores do país. “Desde de manhãzinha estudando, aí tem aulas, estuda a noite, fico cansado mas está sendo muito bom”, conta. E chegar até aqui não foi fácil. O jovem foi um dos selecionados entre mais de 600 inscritos do Brasil e de outros países, uma conquista e tanto. A organização do Festival não tem registro de outro morador da cidade que tenha sido bolsista.


A fama de ser o primeiro se espalhou, conta o professor de música Sérgio de Oliveira. “É lindo, porque imagine em 42 anos do Festival nunca teve uma pessoa da cidade. Ele é uma sementinha do Festival, a gente espera que no próximo ano apareça mais gente”.
Os pais estão cheios de orgulho. “Quando ele ligou eu nem acreditei, até agora eu fico emocionada de falar”, diz a mãe do jovem, Maria Silva Bonifácio.

Rafael tem 23 anos e nasceu em Campos do Jordão e só saiu da cidade aos 17 anos, para estudar.Crescer em uma cidade tão musical influenciou sua decisão de ser músico. “A primeira vez que eu vi um contrabaixista tocar foi no festival. Se não fosse o Festival, talvez eu não descobrisse esse universo da música erudita”. O pai, Sebastião Bonifácio, conta que o talento apareceu quando ele ainda era criança. “Nós começamos um projeto de um coral, e depois teve o Projeto Guri, que daí sim ele teve contato com instrumentos”.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Sebastião Bonifácio, pai de Rafael, fala que o talento do filho começou cedo
Rafael quer chegar longe, no caminho que escolheu. ele só lamenta que outros jovens da cidade não tenham tido as mesmas chances de se apaixonar pela música. “Acho que tem que ter mais integração, porque em 41 anos de Festival e eu ser o primeiro bolsista, era para ter professores jordanenses já no Festival”, conclui.

Confira aqui a programação completa do Festival de Inverno de Campos do Jordão.




 

 

Comentários

Postagens mais visitadas