O segredo do frio




Os alimentos são perecíveis por natureza. Isso significa que a ação de bactérias, leveduras e fungos os tornam impróprios para consumo humano. Este arriscado processo ocorre com bastante rapidez: poucos dias e, em certos casos, algumas horas. Atualmente, existe uma grande variedade de métodos combinados para conservar os alimentos: fervura, congelamento, desidratação, liofilização, embalagem a vácuo, adição de substâncias químicas, etc.

Contudo, o método mais primitivo e básico ainda permanece: guardar os alimentos em um ambiente frio. A invenção da geladeira, em 1913, e sua posterior popularização, representaram uma mudança profunda e significativa. Ela reduziu amplamente o risco de intoxicações e doenças, já que o crescimento microbiano é inibido a menos de 5ºC (ao menos, por alguns dias).

Mas como podemos obter esta temperatura sem eletricidade? A resposta é retirar o calor (afinal, é o único método existente para produzir frio). A evaporação da água transfere o calor para a atmosfera. A humanidade conhece e aproveita este princípio desde tempos imemoriais. Entretanto, este processo simples envolve um fator crucial: a umidade. Assim como o frio inibe a proliferação de fungos e bactérias, a umidade a favorece.

Crédito: Discovery Channel

Comentários

  1. Este blog está muito legal! Tem entretenimento e criatividade!!! Há muito legal a matéria do Discovery...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas